Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


Aprendendo com as Mulheres da Bíblia II

26-07-2012 15:22

 

Rute

Rute era viúva, estrangeira e nora de Noemi. Ela viveu na época violenta dos juízes – primeiro em Moabe e depois em Belém. A história de Rute contrasta com sua personalidade e com o cenário político em que viveu. Esse livro é tranquilo, agradável e cheio de paz, enquanto Juízes é cheio de violência. O único indício em relação ao caos nacional da época está contido na sugestão de Boaz procurando protegê-la: “Não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças. (...) Não dei ordem aos moços, que não te molestem?” (Rute 2.8,9). O livro de Rute narra o que acontece quando pessoas comuns adoram e obedecem a Deus.
Um dos mais belos traços do livro de Rute é o retrato do relacionamento entre ela e sua sogra. O voto de compromisso entre as duas é tão poético e intenso, que ainda hoje aparece em muitas cerimônias de casamento. Rute disse: “Aonde quer que tu fores irei eu, e onde pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada.” (Rute 4.15)
No entanto, o amor entre essas mulheres não era parcial ou possessivo. Quando Noemi decidiu voltar para sua terra natal, deixou Rute totalmente livre para permanecer em Moabe – até mesmo implorou que ela ficasse. Mas Rute estava determinada a ficar com Noemi. Assim, após terem chegado à Belém, Noemi empenhou-se muito para arranjar um casamento entre Boaz e Rute – para a segurança de ambas.
As mulheres de hoje têm muito a aprender com Rute e Noemi. Podemos admirar o compromisso de amizade fiel e não-egoísta que tinham, e seguir esse modelo em nossos próprios relacionamentos. Podemos imitar a preocupação que nutriam uma com a outra e sua interdependência. Podemos ser gratas pela integridade, bondade e gentileza de Boaz que, apesar da crueldade da época em que vivia, insistiu em fazer o que era certo e bom. E, acima de tudo, podemos adorar o Deus dessas mulheres, a quem elas escolheram servir. O Deus que supriu as necessidades delas.

Fonte: Bíblia de Estudo da Mulher

—————

Voltar