Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


Jesus, é o Mais Valente!

08-12-2010 16:04

Textos Base: Lucas 11:21-23;  II Samuel 23:8-21

É tão interessante que a bíblia fala muito sobre valente. Neste contexto aqui, quando Jesus fala do valente, Ele esta se referindo a Satanás e seus demônios assolando uma vida. A Casa é a própria pessoa e Jesus é o mais valente. E Jesus o mais valente põe o valente para correr. 

Jesus tem os seus valentes e este texto de II Samuel 23:8-21, esta  relacionado com a matéria com que se deve forjar os valentes. Como que Deus produz os seus gigantes. Os seus valentes. E a nossa grande necessidade hoje como igreja é vermos cada membro sendo transformado num valente de Deus.

Onde estão os heróis da Igreja?  Nós precisamos que Deus levante gigantes no nosso meio. Gigantes espirituais, guerreiros, jovens valentes, homens e mulheres valentes, heróis.

Davi tinha pelo menos 37 valentes. Não era sozinho.  Desses 37 tinha 3 eram os mais chegados a Ele.  Tinha outros 2 que participavam juntos com esses 3, mas nunca estiveram na m-esma posição.

Lembre-se sempre que os grandes heróis da fé não foram e não serão necessariamente aqueles que mais aparecem.  Muitas vezes os que fazem as coisas acontecerem são aqueles que você não sabe nem o nome deles. Aqueles que muitas vezes dobram os joelhos de madrugada e oram pelos que estão a frente do trabalho.

Então vamos ver como se forja um valente de Deus.

1ª O Valente é aquele que não desanima diante das aparentes impossibilidades. V. 08

O que este homem nos ensina é isso: não desanima diante das impossibilidades. Falaram para ele desistir porque ele não conseguiria. Diz uma filosofia: É melhor um covarde vivo, do que um herói morto. Mas valente é aquele que não houve os conselhos dos covardes.É aquele que pelo menos tenta!!Na verdade o que nos mantem  afastado do triunfo é apenas 5 minutos.

2ª O Valente de Deus é movido por uma santa obstinação. v. 9-10

O Valente de Deus é movido por uma santa obstinação. Nós observamos esta característica na vida de ELEAZAR. Ele lutou tanto, continuou lutando e não parou. A nossa obstinação é fazer Deus conhecido em me nossa cidade, nosso bairro.

Querido se você não estiver impactando sua vizinhança.  Se você não estiver impactando sua sala de aula, seus amigos, você não chegou ainda a ser o que Deus quer que você seja!

3º  Valente  é aquele que não teme arriscar-se por um grande projet. V 11 

Samá defendeu o terreno de lentilha, porque aquele era o projeto que Deus havia dado.  Não era um pedaço de terra com uma Mina de Ouro. Eram Lentilhas.  Os outros Israelitas amedrontados, fugiam de diante dos filisteus.  Mas diz o texto que Sama ficou e defendeu aquele pedaço de terra. Valente é aquele que não tem medo de arriscar-se pelo projeto de Deus. Era um pequeno pedaço de terra e ele ficou bem no meio.  Ele dizia: "Aqui inimigo nenhum vai entrar aqui!"  E o defendeu!!

Sabe!  Isso nos ensina que nós também temos o nosso terreno de lentilhas. Sua família, trabalho, estudos, sonhos... Quantas vezes os filisteus, silenciosamente ou descaradamente entram em seu terreno de lentilhas. As vezes é pela televisão. As vezes você esta ali, sendo ministrado por porcarias.  Defender os valores da família. Defender a graça de criar os filhos nos caminhos do Senhor. Não importa! É um terreno de lentilhas, mas eu vou defender.  Porque se Deus me deu um terreno de lentilhas, Ele poderia ter me dado uma mina de  ouro. Se Deus me deu, o inimigo não vai tomar!

O seu trabalho meu irmão , é o seu terreno de lentilhas, defenda-o.  Seja o melhor funcionário que a empresa já teve.  Defenda a sua honra. Defenda a sua santidade.  Defenda os seus sonhos. Nós temos que nos arriscar.

Que você possa dizer: Pastor, eu quero ser essa pessoa! Eu quero ser este valente!

Este homem Samá, defendeu um pequeno pedaço de terras com lentilhas. (tão barato).  Mas não era este valor. Existem valores além do dinheiro.  Querido! Você está no maior projeto que existe no universo.  Você esta envolvido numa igreja, no maior projeto.  Que é o projeto de resgate de vida. Da redenção de pessoas, famílias...

4º - O valente faz sempre além do que lhe pedem ou lhe mandam! V. 13

Belém estava sitiada, os filisteus tinham tomado posse de Belém.  O Medíocre é aquele que só faz o que lhe mandam.  O Valente é aquele que satisfaz a vontade do seu líder.  Nosso líder é Jesus.

Havia um suspiro na alma de Davi.  Ele olhava para as portas de Belém, ele sabia que junto as portas havia uma fonte.  E no meio da batalha ele suspirou....  Quem me dera...

Meus irmão nós não existimos só para fazer o que Deus ordena. Mas para agradar o coração de Deus.  Se você tem dificuldade na sua vida de fazer o que Deus ordena, você precisa clamar por uma mudança.  Nós somos chamados para agradar ao Senhor. E Agradar ao Senhor é diferente.  Toda a razão da minha vida e da sua,  deve ser  agradar ao Senhor!.

- O valente é aquele que não fica procurando fama.

- O valente é aquele que não fica procurando reconhecimento.

- O valente é aquele ilustre anônimo, mas tão conhecido aos olhos de Deus.

Muitas vezes a pessoa pode dizer: lá na igreja eu trabalho e ninguém me reconhece

O Homem de Deus tem que ser conhecido só em dois lugares.  No céu e no inferno.

No céu você precisa ser admirado.

No inferno você precisa ser temido.

Você é conhecido no inferno meu irmão?

Será que o inferno sabe quem é você?

Sabe que você é uma ameaça para o inferno?

 

 

—————

Voltar