Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


Como ajudar-se a si mesmo e aos outros eficazmente!

08-02-2011 10:51

Texto Base:  Gênesis 41:39-40

 

Neste texto encontramos a história de José, um jovem que aos 17 anos teve um sonho poderoso. Ele ia ser o nº 2 na terra.  José levou 13 anos para ver o cumprimento completo do seu sonho.  O Sonho dele se realizou quando o Faraó o colocou como “ministro da economia”, ele como seu braço direito na terra mais poderosa que havia na época.

 

Para que José foi colocado como  número 2 na terra do Egito?  PARA RESOLVER PROBLEMAS! AJUDAR AS PESSOAS!  Deus queria usar José para ajudar outras pessoas a resolverem os seus problemas.

 

A unção do Espirito Santo na sua vida, é para ajudar os outros a resolverem os seus problemas.

 

E Jesus disse: “A unção esta sobre mim, para poder ajudar aos outros”   (Lc 4:18).

 

QUER VOCÊ GOSTE OU NÃO, VOCÊ FOI COLOCADO NA TERRA PARA AJUDAR

AS PESSOAS A RESOLVEREM OS SEUS PROBLEMAS

 

Como José chegou a ser o 2º na terra?  

Como chegou aos 30 anos de idade, tendo seu futuro assegurado, tendo uma família e sonhos cumpridos?  Como ele conseguiu isso?   Ajudando os outros a resolverem os seus problemas! José não foi egoísta, não pensou somente nele.

 

Eu devo estar aberto a ajudar os outros, pois pessoa que eu ajudo, é um degrau a mais que me aproximará do cumprimento do meu sonho.

 

José sabia que quem aparecia em seu caminho, não era por acidente,  mas as pessoas que Deus destinou para que José ajudasse a resolver um problema.  E cada problema resolvido Jose, foi um passo avançado para ele ver o seu sonho realizado.  Ou seja, as pessoas que Deus coloca em seu caminho, será para você para ajudá-los a resolver seus problemas.


No entanto, uma coisa é ajudar na unção do Espírito Santo, e outra coisa é se envolver com os problemas dos outros.  

 

Mas posso ajudar de maneira eficaz ao outros?

Como ajudar aos outros sem ficar doente?

Primeiro tenho que saber que há momentos em que não estou ajudando as pessoas!

 

1 – QUANDO ME EQUIVOCO ACHANDO QUE SOU O SALVADOR DE TODOS:

2 – QUANDO AJUDA POR CULPA:

3 – QUANDO ME PREOCUPO MAIS DO QUE A PESSOA QUE PRECISA DE AJUDA:

4 – QUANDO DOU CONSELHOS DIRETIVOS:

5 -  QUANDO FALO COM A MESMA PESSOA MIL VEZES.

6 – QUANDO QUERO MUDAR AS PESSOAS!

 

Como que José foi colocado em um poço, vendido como escravo, colocado na prisão, sofreu injustiça e acabou sendo o número 2?

 

Como é que desde que tinha 17 anos passou por tudo o que passou,  chegou a ser o número 2 no Egito e ainda com saúde emocional,  bem emocionalmente?

 

Que princípios usou José para ajudar a si mesmo, para que quando fosse o numero 2 na terra pudesse ajudar as outras pessoas, inclusive sua família?

 

Se eu usar esses mesmos princípios estarei ajudando a mim mesmo a resolver os meu problemas.

 

José teve um sonho, contou este sonho aos seus irmãos, que eram uns invejosos. Ao invés de se alegrarem com ele, disseram: “Você acredita que vamos nos prostrar diante de você!!”. Eles o venderam como escravo.

 

O Invejoso, legalista, odeia os teus sonhos, ele não gosta que você tenha sonho.  Ele não quer o teu bem estar. Ele vai usar todas as suas forças para destruir os teus sonhos. Ele poderia buscar um sonho em Deus para ele, mas ele não quer isso.

 

Duas vezes José tropeçou na mesma Pedra, por duas vezes ele contou o sonho dele para pessoas erradas. Ele aprendeu a lição e não contou mais os seus sonhos para qualquer pessoa.

 

FIQUE LONGE DOS CIUMENTOS, E DOS LEGALISTAS

 

O  primeiro assassinato  da história, foi por um tema religioso. Um legalista chamado Caim, matou a um homem de bem que queria agradar a Deus.

 

(Continua...)

—————

Voltar