Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


O Mínimo é o Dobro

29-03-2011 10:29

Texto base: II Reis 2: 1-14

            Você, ao se olhar no espelho, se vê como uma pessoa conformada ou com um coração inquieto, cheio de aspirações? Como você se percebe como um cristão? Já pensou de como seria maravilhoso se pudesse conquistar mais, ou seja, no mínimo o dobro das bênçãos que já tem? Não há nenhum problema em você desejar mais do que já possui hoje. Não é pecado. Deus sempre tem o melhor para você. E o melhor de Deus ainda está por chegar.

            O Salmo 37, versículo 4 diz: “Agrada-te do SE-NHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” As únicas pessoas que não têm desejos no coração são aquelas que já morreram, mas os que estão vivos têm o coração encharcado de desejos, de sonhos, de aspirações. No livro de Jeremias capítulo 29, versículo 11, o próprio Senhor Deus faz uma declaração que, aos nossos olhos, parece absurda, mas esta é a fala de um Deus que é Pai, bondoso e misericordioso para com seus filhos: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Somente Ele é quem pode transformar e chamar à existência os nossos sonhos, os nossos desejos e transformá-los em realidade.

            Deus deseja, sempre, nos abençoar. Ele quer que você viva uma história diferente da que está vivendo. Porque o melhor ainda está por vir. Por meio do segundo livro de Reis capítulo 2, vamos aprender com Eliseu como conquistar mais. Isso porque ele não se deu por satisfeito com o que já possuía. Ele queria mais, mas o mais para ele não era o bastante, ele queria o dobro. Eliseu tinha como mentor o profeta do Senhor, Elias. Elias teve o privilégio de ser comparado com Jesus. Eliseu, porém, era um jovem sem glória, mas ele tinha expectativas.

            Eliseu podia ter dito que iria se contentar em ser como Elias, que iria glorificar a Deus como Elias glorificou, mas ele sabia que poderia glorificar ainda mais o nosso Deus, ele sabia que podia pedir mais. Ele poderia ter um ministério com mais unção do que Elias teve. Para Eliseu alcançar aquilo que ele ansiava, teria que percorrer um caminho. O ponto de partida para a porção dobrada seria uma caminhada.

            Elias iria levar Eliseu por alguns lugares. Começando por um lugar chamado Gilgal, depois Betel, Jericó e o rio Jordão. Quando ele atravessasse o rio, tudo estaria completo. Esses lugares têm uma mensagem para nós. Esses lugares nos desafiam exatamente a buscar o que Deus tem para nossa vida. Deus se agrada em nos abençoar. Por outro lado, é preciso oferecer a Ele condições para que Ele possa intervir na nossa história, para que Ele possa realmente chegar ao nosso coração, nós precisamos aprender sobre como conquistar o dobro. E o dobro é sempre o mínimo.

            E ali estava Elias com Eliseu começando uma caminhada, partindo de Gilgal. Eliseu tinha uma aliança com Eliseu. Quantas pessoas querem o dobro, mas não querem ter aliança. Outras vezes, não entendem o que é aliança. Deus não desperdiça as suas bênçãos. Deus investe naqueles que honram a aliança para com Ele. O Senhor não está disposto a liberar o seu melhor, sobre homens que não se encontram devidamente comprometidos com Ele, com seu Reino, com a sua Palavra, com a sua obra, com seus líderes.

            Antes de Eliseu receber o manto de Elias, ele saiu de Gilgal e foi para Betel. Betel significa Casa de Deus, o lugar onde o Senhor falou com Jacó. Mas o que Betel tem a ver conosco, para a conquista da porção dobrada do que Deus tem?

            Precisamos compreender que unção e porção dobrada que desejamos obter nunca virá para nossas mãos sem que estejamos arraigados em Betel. Portanto, plantados na Casa de Deus.

            O que estou afirmando é que o compromisso com a Igreja de Cristo é um requisito inegociável, indispensável para aqueles que anelam ter o dobro de Deus. Betel hoje é a igreja. Por isso, esteja enraizado, tenha compromisso com a igreja, não um compromisso verbal, superficial, mas de amor. Hebreus 10.25. Saindo de Jericó: “Disse-lhe, pois Elias: fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.”

            Qual o significado do Jordão para nós. O Jordão foi colocado como limite. Para aqueles que querem o dobro na sua vida, precisam romper os limites. Precisam ir além dos limites. E na sua vida, quais são os seus limites? Muitas vezes seus limites são as suas dificuldades, sua saúde, seu trabalho, alguma característica negativa na sua personalidade.

            Amado(a), se você quer o dobro e existe um limite, você precisa atravessá-lo, você precisa acompanhar Elias. Aqueles que querem o dobro são aqueles que rompem todos os limites. Marcos capítulo 9, verso 23: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” E diz o versículo 9: “Havendo eles passado...” Primeiramente passaram por Gilgal, Betel, Jericó, e por fim, o Jordão. Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.”

            Naquela hora Elias isse: “Dura coisa pediste.” se contarmos na Bíblia os milagres de Elias e Eliseu, veremos que Eliseu realizou exatamente o dobro dos milagres de Elias, porque ele pediu o dobro. Elias sabia quando ele iria partir, mas nós não sabemos. E muitas vezes acreditamos que temos tanto tempo. Mas o dia que temos para viver é hoje. A hora que temos é agora. Este é o momento mais que significativo. É o momento de nos darmos e nos entregarmos e vivermos para o Senhor.

—————

Voltar