Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


O Tanque de Betesda

14-02-2011 14:30

Texto: João 5.1-9       .

         A cidade de Jerusalém estava em festa. O clima era de festa. O clima era de alegria. As multidões se acotovelam . E a Bíblia diz que Jesus também foi à festa. Mas, no meio da festa, daquele clima festivo, alegre, gostoso, prazeroso, Jesus toma a direção do Tanque de Betesda. Ficava no Monte Sião. E a Palavra de Deus nos diz que ali no Tanque de Betesda havia uma multidão de gente num outro clima, numa outra situação, num outro ambiente. O ambiente era de dor. O ambiente era de tristeza. O ambiente era de derrota e de fracasso. Tanque de Betesda significa "Casa de Misericórdia".

         O que me impressiona nesse texto, é que a Bíblia diz que aquela multidão estava ali no Tanque de Betesda, sabe por quê? Porque havia uma pequena esperança para eles. Porque havia uma crença de que sempre um anjo descia naquele lugar e agitava a água do tanque e o primeiro que pulava no tanque era curado.
         Quem sabe você veio aqui hoje esperando que as águas se agitem na sua vida, esperando que alguma coisa nova aconteça, esperando que uma intervenção do céu manifeste-se em sua vida! Quem sabe você entrou aqui hoje esperando que Deus intervenha na sua vida, nas suas emoções, nas suas finanças! Quem sabe você entrou aqui hoje esperando um milagre de Deus!

você pode ter esperança porque Jesus conhece a sua vida. Versículo 6: "Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?" Jesus andou por aquele tanque e viu tanta gente, viu a multidão, viu gente gemendo, chorando, viu gente sofrendo, mas de repente Jesus olha e vê um homem e Jesus faz uma leitura da vida deste homem. Jesus percebe o perfil deste homem: aleijado a 38 anos; deformado; atrofiado pela enfermidade. Se você ler o v. 14, você descobrirá que aquele homem estava doente por causa de pecado na sua juventude, por causa de escolhas erradas do seu passado, por causa de uma vida completamente desregrada. Jesus olhou pra ele, fez uma leitura da sua vida, mergulhou e devastou os arquivos da sua história.

         Jesus está olhando hoje e vendo a sua vida também. Ele conhece você. Ele sabe o seu nome. Sabe a sua história, sabe o seu passado, sabe os seus segredos, sabe as coisas secretas da sua vida, sabe os seus pecados ocultos, sabe aquilo que você esconde de todo mundo, sabe aquilo que vai lá por trás do véu do seu coração. Ele conhece você, ele sonda você. Este Deus pode trazer esperança pra você porque ele conhece a sua vida. E a despeito de conhecer a sua vida, ele não desiste de você.

Você pode ter esperança porque Jesus se compadece de você.     Ainda o versículo 6: "Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?" Aquele homem estava tão complicado que ele nem procurou Jesus. Ele não estava pedindo nada. Ele estava numa prostração tamanha, numa conformação com a tragédia de tal maneira, que ele não pede nada. Quem o aborda é Jesus. Quem começa a conversa é Jesus. Quem sabe você esteja descrente de uma solução. Isso é triste! Você não crê mais que Deus possa intervir.

         Talvez um pecado, um vício que você tentou deixar tantas vezes. Já tentou pular na água tantas vezes, mas alguém pula na sua frente. E você vê gente sendo curado do seu lado. Você vê gente se convertendo à sua direita, à sua esquerda. Você vê um largando o pecado, o outro largando o vício, o outro acertando a vida, e você continua afundado, atolado no pecado. E você chega a ponto de pensar: "Pra mim não tem jeito, pra mim não tem solução, pra mim não tem saída, pra mim não tem resposta!" Talvez você esteja assim, desamparado. Eu quero lhe dizer que Jesus quer colocar você de pé. Jesus quer quebrar o poder do pecado em sua vida, as algemas que estão aguilhoando você e fazendo de você um escravo do pecado e do inferno. Você não precisa andar encurvado. Você não precisa andar derrotado. Você não precisa ser um fracassado. Jesus está aqui para colocar você de pé! Tenha esperança! Confia nele! Temos aqui não apenas uma pergunta maravilhosa, não apenas uma ordem maravilhosa, mas também um resultado maravilhoso. Diz o v. 9: "Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar". Louvado seja o Senhor! O milagre de Deus não é a crediário, não é à prestação, não é em doses homeopáticas. Jesus não cura ninguém parcialmente. Ele não oferece meia solução. Ele não é paliativo. Ele quer fazer uma obra completa na sua vida.



—————

Voltar