Uma Igreja Em Células - Uma Familia Esperando Você!


Tirai a Pedra

14-03-2011 19:34

Texto básico: João 11:38-44  

“Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira  mal, porque é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres,  verás a glória de Deus?” (João 11:39-40).

 Fazer Lázaro voltar à vida era uma tarefa impossível aos homens, mas possível a Deus. Remover a pedra, porém, era uma tarefa que os homens poderiam fazer. E Jesus deixou esse trabalho a cargo deles.

Três ordens diretas de Jesus podemos destacar neste texto, que determinaram a solução completa para um grande problema, aqui representado pela morte de Lázaro .

1a. Ordem: Tirai a pedra

Jesus mesmo não removeu a pedra, mas deixou esta responsabilidade para nós. Ele pode fazer todas as coisas, mas há coisas que ele quer fazer através de nós.

Que tipo de pedras? A incredulidade por exemplo é uma pedra terrível.  As pessoas passam a vida toda vivendo miseravelmente, porque não crêem que Deus quer e pode mudar suas vidas. As pedras impedem o relacionamento com Deus e com nossos filhos, cônjuge, amigos. Pedras de lembranças, amarguras, feridas na alma, que nos impedem de perdoar e sermos perdoados.  Essa pedra pode ser também a correria de nosso cotidiano, as dúvidas e ansiedades a respeito de decisões que precisamos tomar, o medo que nos ronda tão de perto a cada tentativa de conquistar algo, as contas a pagar, as brigas que nunca deveriam acontecer, a incerteza de que nossos sonhos irão se realizar etc. A ordem de Jesus é: tirai a pedra.

Quem tem que tirar a pedra SOU EU. O que é que me separa de Deus, e me mantém num sepulcro gelado? Tomemos hoje a decisão de tirar as pedras de nossa vida para que Deus possa operar o milagre que tanto almejamos.

2a. Ordem: Vem para fora

O morto já cheirava mal. Mas Jesus ordena esta palavra de cura. O que cheira mal necessita ser retirado. "Se creres, verás a glória de Deus". Deus quer exatamente se manifestar e operar nesta situação, onde não podemos mais "pôr uma pedra em cima", pois o que está debaixo necessita de cura. Aqui é onde o poder de Deus opera. Ele nos dá o poder para sairmos da situação que está cheirando mal.

E do que devemos vir para fora? Podemos considerar coisas como: maledicência, inveja, traição, mentira, covardia, adultério, injustiça, falsidade, cobiça, infidelidade, roubo, prostituição, incredulidade, desobediência, feitiçaria, calúnia, murmuração, amor ao dinheiro, vícios, etc.
Aqui o poder de Deus entra em ação e nos "ressuscita", ou seja, traz vida para onde havia morte em nós.

O Senhor diz hoje para você VEM PARA FORA. Meu irmão, minha irmã, Sai do túmulo, se creres verás a glória de DEUS.

3a. Ordem: Desatai-o e deixai-o ir

Nós é que temos que desatar e deixar ir. É minha responsabilidade. Preciso ajudar as pessoas a serem desatadas, e levá-las a uma experiência de nova vida. Quantos nasceram agora, e necessitam de cuidados, de reconstruir suas vidas, de serem livres das amarras do passado. Ficaram tantos anos escravos de pensamentos errados, vícios, pecados grosseiros. É a igreja, uma comunidade que cura, perdoa, restaura, que deve fazer isso com as pessoas. E a igreja aqui sou eu e você. Estas pessoas não podem se desatar sozinhas, nescessitam de nossa ajuda.

Conclusão

Estas três palavras de ordem são em primeiro lugar para nós. Antes de tirarmos as pedras da vida dos outros, temos que removê-las das nossas próprias vidas. Tomemos hoje a decisão de remover as pedras, para que Deus possa operar dentro de nós e remover o que está podre e cheirando mal, e então, desatados daquilo que nos amarrava, podermos ir e ajudar a outros a também serem libertos e despertarem para a verdadeira vida que há em Cristo Jesus.

 

—————

Voltar